Assim… nunca se sai derrotado!

(Photo by Luca Bettini / AFP)

Não é possivel ficar indeferente ao que vai acontecendo em Itália, particularmente para quem tem no desporto um pilar fundamental na definição do caracter do indivíduo.
Comecei a ver a etapa de hoje (18ª etapa, quinta feira) com um grande ciclista português, hoje director desportivo de uma equipa de ciclismo e a fazer comentariado para a Eurosport, a dizer – “… se não acontecer, nunca direi que o João tenha saido derrotado deste Giro.”, fazendo das palavras do José Azevedo as minhas, nunca se sai derrotado com este empenho, humildade e ambição.
No desporto como em qualquer momento da vida, estes valores são alicerces fudamentais para se ser bem sucedido, seja qual for o objectivo ou meta a atingir.

Como referi acima, o desporto, entre outras actividades, tem uma grande importância na definição do caracter do indivíduo e é em momentos decisivos, sejam eles positivos ou negativos, todas as aprendizagens, experiências, fracassos e glórias servem de alicerces às tomadas de decisão. Todos os dias da minha vida, de maneira mais obvia ou menos relevante, há um pouco dessa vivência em sofrimento, em grupo, em euforia ou totalmente isolado. São nestas situações que adquirimos riqueza interior, que fica definida a dimensão das coisas e dos indivíduos. Não é possivel a vitoria sem Humildade.

Não é possivel ficar indeferente ao que vai acontecendo em Itália, não apenas pelo feito, já por si gigantesco, mas pelo exemplo de Atitude positiva e Humildade de um português desconhecido, que até há uns dias seria mais um sobrevivente numa profissão precária, pouco valorizado pela deficiente cultura desportiva, dominada apenas por uma modalidade, mas que fazendo aquilo que gosta e com alicerces em valores fundametais elevou o seu nome, o local onde nasceu, uma modalidade e o desporto de um país inteiro.

Os exemplos ganhadores brotarão sempre dos valores certos, nunca de um momento isolado, um exterior de beleza padronizada ou ausência de responsabilidade.
O João Almeida, independentemente do que vá acontecer, nunca sairá derrotado na volta a Itália ou… na vida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s